Av. Doutor Ricardo Jafet, 769, Vila Santa Eulália, Ipiranga - São Paulo - SP, 04260-020

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA A ESCOLHA

DOS PADRINHOS DE BATISMO

O Código do Direito Canônico dispõe algumas normas para que se escolha o padrinho do batizando. Em primeiro lugar, obviamente, exige-se que "seja católico, confirmado e já tenha recebido a Santíssima Eucaristia, e leve uma vida consentânea com a fé e o múnus que vai desempenhar". Depois, que "não esteja abrangido por nenhuma pena canônica legitimamente aplicada ou declarada".

Ao contrário do que possa parecer, não são regras absurdas. Aos padrinhos cabe a missão de "assistir na iniciação cristã" e "esforçar-se por que o batizado viva uma vida cristã consentânea com o batismo e cumpra fielmente as obrigações que lhe são inerentes".

Os padrinhos são muito mais que uma posição social; são pais segundo Deus, pois no batismo morre o "homem velho" e nasce o "homem novo". E, como verdadeiros pais, eles têm o grave dever de transformar seus filhos em soldados de Cristo, educando-os na escola de santidade dos grandes santos da Igreja.

Para que alguém seja admitido para assumir o encargo de PADRINHO ou MADRINHA, é necessário que:

· Tenha completado 16 anos de idade, que seja crismado e tenha uma certa maturidade; seja católico, confirmado (crismado), já tenha recebido a 1ª Eucaristia e leve uma vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir.

· Não podem ser padrinhos: pessoas amasiadas, pessoa de outra religião ou associações cujos ensinamentos e atitudes são contrários à doutrina da Igreja Católica. (Cf. Cânon 874 do Código de Direito Canônico)

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA BATIZADO

· Transferência de Paróquia (se o batizando morar fora da Arquidiocese de São Paulo);

· Taxa do batismo R$ 121,00 (batizados até dezembro de 2022);

· Questionário respondido e assinado.

DOCUMENTOS DA CRIANÇA:

· Certidão de Nascimento (original e cópia).

DOCUMENTOS DOS PAIS:

· Certidão de Casamento no religioso (igreja católica), se casados na igreja (cópia);

· Comprovante de endereço (copia);

· RG (cópia);

· Certificado do curso de preparação de batismo de pais e padrinhos (cópia).

DOCUMENTOS DOS PADRINHOS

· Certificado do curso de preparação de batismo de pais e padrinhos (cópia);

· RG (cópia);

Padrinhos Casal:

o Certidão de casamento no religioso (Igreja Católica) – (cópia);

Padrinhos solteiros (nenhuma das partes deve viver de modo amasiado):

o Certidão de batismo (cópia);

o Certidão de crisma (cópia).

Na impossibilidade de apresentar a Certidão de Crisma, que testemunhe sob Juramento, com a presença de duas testemunhas, apresentando, pelo menos, algumas informações ou detalhes a respeito da celebração do sacramento da Crisma, tais como o nome da igreja, nome do Padrinho (a) ou de pessoas que foram crismadas no mesmo dia, fotos, nome do Pároco da Paróquia ou do Bispo que administrou a Crisma.

Padrinhos devem estar em situação regular: se solteiros, aqueles que não vivem amasiados. Se casados, aqueles que estão devidamente casados na Igreja. Os casados na Igreja e separados poderão ser padrinhos desde que não estejam vivendo uma segunda união).

Dias e Horários de Batizados: Sábados as 17:00h e Domingos as 09:00h, 12h00 e 18:00h.

Inscrições com no mínimo de antecedência de 10 dias.

Observações:

• Crianças maiores de 7 (sete) anos e adultos deverão frequentar uma catequese para serem batizados.

• No dia do Batizado, Pais e Padrinhos deverão chegar no mínimo 30 minutos antes da celebração.

• A criança deverá estar vestida de branco.

CURSO DE PREPARAÇÃO DE BATISMO

PARA PAIS E PADRINHOS

Curso de batismo está acontecendo todo último sábado de cada mês, à uma taxa de R$ 35.

Faça já sua inscrição: Clique aqui